26 de maio de 2014

O MOTIVO por PATRICK NESS

“Sou Todd Hewitt, penso com os olhos fechados. Tenho 12 anos e doze meses de idade. Moro em Prentissburgo, no Novo Mundo. Vou me tornar um homem em exatamente um mês”. 

O Motivo é o primeiro livro da trilogia Mundo em Caos, escrita pelo Patrick Ness, publicado pela editora Pandorga no Brasil. Os livros tem sido alvo de algumas criticas em relação à capa adotada. Uma distopia, em um mundo pós-apocalíptico, onde as pessoas foram morar em outro planeta.



O livro é narrado pelo protagonista Todd Hewitt, que vive na cidade de Prenstissburgo (cidade essa que esconde muitos e muitos segredos a serem revelados), na qual somente homens a habitam. Nessa minúscula cidade, com cerca de 150 moradores, as pessoas escutam os pensamentos das outras – chamam isso de RUÍDOS. Todd, ainda é um garoto para os homens de Prenntissburgo, o último a se tornar de fato, Homem (nome que usam quando um garoto completa 13 anos de idade).

Nas vésperas de tornar-se um Homem, Todd é obrigado a fugir de Prenntisburgo pelo pântano, pois o prefeito Prentiss está a sua procura, para sabe-se lá o que – mas coisa boa não é. Ao chegar ao dito pântano, Hewitt escuta os ruídos normais de sempre, como o do seu cachorro que está o acompanhando e os demais animais que vivem ali. Mas ele nota algo estranho, um silêncio profundo, algo que ele não pode ouvir. Nenhum ruído.

É então ai que ele encontra uma garota, com vestes diferentes das que ele já viu em toda a sua vida. Ela resiste a sua presença, até bate nele com uma vara. Todd tenta fazer com que ela fale, mas ela recusa-se. Depois de um determinado tempo ela se rende, e decide fugir com ele. Fugir da cavalaria que o prefeito montou em Prentissburgo e está vindo em busca de Hewitt.

A leitura é extremamente rápida. Os fatos, as ações, a busca dos garotos pela nova cidade, é intensa. Você passa a ler o livro e não quer mais soltá-lo. Patrick Ness soube deixar muitas pontas soltas no livro para que você chegasse a algumas conclusões, mas, no decorrer da história você vai acabar entendendo tudo.



Um fato interessante é que a obra é narrada com o estilo coloquial do português brasileiro. A editora procurou ser fiel ao autor que por meio de licença poética, buscou destacar no original em inglês a condição social, educacional e regional de seus personagens. Assim é comum que, algumas das palavras venham escritas de forma diferente, ou até mesmo errada. Ah, esqueci de falar, mas lá onde Todd mora/morava ele não tinha aulas, as poucas que teve, foi para conhecer um pouco da "história" do Novo Mundo.

Algo que eu senti falta no livro, mas que felizmente não faz com que ele se perca, é a falta de descrição de características dos personagens. São poucas, mas há como "visualizar" como o personagem de fato é. O final do livro é incrivelmente perfeito, e deixa você muito, mas muito curioso para saber o que irá acontecer com Todd e Viola, a garotinha. É inevitável não pensar no que acontecerá. Estou aqui tentando desvendar o que se desenrolará no segundo livro. Não esperava nada desse livro, e a surpresa foi grande. Até agora O Motivo, foi para mim o melhor livro de 2014. Patrick Ness me surpreendeu do começo ao fim. Aliás, estou indo começar a ler A Missão (livro 2) agorinha. Ah e não esqueça, leia essa trilogia. Tenho a certeza de que vocês irão gostar bastante.

A trilogia na sua respectiva ordem



Resenha por: André Lucas

Um comentário:

  1. Boa resenha!
    Me deixou curioso.
    Não tinha ouvido falar desse livro, me pareceu bem bacana!
    Vou procurar o livro.
    O problema é o meu TOC, não vou conseguir olhar para esses livros com a terceira capa destoando das demais! =P

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir